Ensinando seu rato a usar o banheiro

Ratos são muito inteligentes e podem aprender a fazer suas necessidades num lugar específico da gaiola. Você pode ensiná-los a usar um banheirinho. Nesse post, vamos ensinar, passo a passo, como fazer isso.

Fêmeas são mais higiênicas e podem aprender a fazer, tanto o xixi quanto o cocô, no banheiro. Machos aprendem a fazer o cocô no lugar certo, mas dificilmente vão deixar de fazer xixi pela gaiola. Eles gostam de um ambiente bem aromatizado.

odin_banheiro

Odin fazendo uma demonstração de seus bons hábitos de higiene

Do dia em que você começar a treinar seu rato para usar o banheiro, até o dia em que ele estiver fazendo tudo direitinho, você deve manter a gaiola absolutamente limpa. Esse período dura em torno de uma semana. Você pode usar potinhos pequenos ou bandejas como banheiro. Observe se seus ratos já tem um local preferido na gaiola pra fazer suas necessidades e coloque um banheirinho lá. No começo, é bom colocar um em cada andar. Com o tempo você vai descobrir qual é o local favorito deles e pode deixar só um ou dois banheirinhos, dependendo do tamanho da gaiola.

Sempre que você observar que tem um cocô fora do banheiro, coloque o cocô no banheiro. Não jogue fora. Coloque os panos ou outras coisas nas quais seu rato fizer xixi dentro do banheiro. Com isso, ele vai aprender onde é lugar certo de fazer as coisas. Deixe o resto da gaiola absolutamente limpa. Se você flagrar seu rato usando o banheirinho você pode dar uma recompensa na hora. Eu gosto de usar sementes de girassol pra isso.

Agora, vamos aos materiais que você pode usar dentro do banheirinho. O mais importante é usar um material diferente do que você usa como forração no resto da gaiola. Existem três tipos de material que eu gosto mais:

    • Pipi-wc
      Vantagens:
      – Reduz os odores;
      – Não tem pó, portanto não causa ou agrava problemas respiratórios;
      – Não causa alergia.
      Desvantagens:
      – Os grãos são bastante leves. Os ratos os espalham com facilidade e eu costumo encontrar pedacinhos pela casa toda.
      pipi-wc
      Descrição do fabricante (Zootekna): “100% Natural, Ecologicamente correto. Feito de celulose vegetal inerte. Altíssima absorção. Dura muito mais. Ambiente ficará sempre seco e sem odor. Controle de microorganismos. Não é tóxico. Não polui. Não agride a saúde do animal. Biodegradável. Não tem contra indicação.”

 

  • Pipicat Classic
    Vantagens:
    – Reduz os odores;
    – É a opção mais barata;
    – A areia é pesada, eles não a atiram pra fora da gaiola.
    Desvantagens:
    – Tem um pouco de pó; eu não indico para ratos que tenham problemas respiratórios ou lugares onde o clima é muito seco;
    – Eu já ouvi relatos de que causou alergia em alguns ratos; os meus nunca tiveram problemas.
    c4ca4238a0b923820dcc509a6f75849b50aa6583ab589_164_309
    Descrição do fabricante (Kelko Petcare): “Pipicat Classic tem alta absorção, formando torrões firmes. Eficiente eliminador de odores. Ultra absorvente. Líder de mercado.”

 

 

  • Granulado Higiênico de Pinus Roedores Health Care
    Vantagens:
    – Reduz odores;
    – Não tem pó. Alguns ratos gostam de roer os pedacinhos, e isso solta pó, mas não muito. Eu uso esse para o Phobos e o Deimos, que tem problemas respiratórios;
    – Não causa alergia;
    – É pesado e não espalha por tudo.
    Desvantagens:
    – É um pouco caro, se você comprar em pequenas quantidades.granuladoDescrição do fabricante (Cães e Gatos Health Care): “O granulado higiênico de Pinus Roedores Health Care foi criado para substituir a tradicional serragem para roedores. Este produto já é sucesso nos EUA e Europa e recomendado pela maioria dos veterinários. Todo esse sucesso se explica pois o produto oferece mais conforto, higiene, economia e praticidade. O Roedores Health Care é 100% natural e biodegradável.”

     

Quando seus ratos já estiverem bem treinados, troque o conteúdo do banheiro com freqüência. O acúmulo de amônia causa problemas respiratórios.

Já que estamos falando de higiene, fica uma dica. Fique sempre atento à urina  e às fezes dos seus ratos. Se notar diferença no cheiro, cor ou consistência, procure um veterinário.

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em habitat, higiene com as etiquetas , , . ligação permanente.

14 respostas a Ensinando seu rato a usar o banheiro

  1. meusratos diz:

    boa dica, ótimo post!

    Gostar

  2. marcia diz:

    estou tentando ensinar minha meninas a usar o banheirinho, mas elas insistem em fazer fora inclusive nas plataformas de plástico que ficam em outros andares. O que posso fazer???

    Gostar

  3. Anónimo diz:

    Excelentes dicas. Buscava há tempos um “manual de treinamento”

    Gostar

  4. Pingback: Um guia sobre ratos para donos de hamsters | Rato de Casa

  5. Anónimo diz:

    Muito obrigado mesmo pelas dicas .acabei de comprar o meu rato

    Gostar

  6. Vainer Eduardo diz:

    Boa noite, Os ratinhos podem ter contato direto com o pipi wc ou precisa ser um banheirinho adaptado com grade?

    Gostar

  7. Victoria diz:

    O abaddon, meu ratinho, aprendeu mais ou menos, me viu colocando os cocôs dentro do Banheirinho e agora ele entrega eles na minha mão quando me vê(pega com as patinhas e coloca) acho que é um progresso e é fofo.

    Gostar

  8. juliana diz:

    Oi, eu tenho quatro ratinhas, quando as adotei não sabia que tinha como as ensinara ir ao banheiro… Hoje foi o primeiro dia delas com banheiro, cocó todas fizeram direitinho mas o xixi ta em tudo, minhas meninas tem um comportamento de macho elas marcam tudo na casa inclusive eu hahhahaa como ensino elas a fazer o xixi?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s