Dicas para o inverno

O inverno está chegando. O Brasil é um país muito grande e aqui inverno nem sempre significa frio. Climas muito secos ou muito úmidos também pedem algumas adaptações para o conforto e saúde de nossos ratos. Nesse post vamos falar sobre como adaptar a gaiola para deixar seus filhotes quentinhos e felizes nesse inverno.

❄❄ Frio ❄❄

thor_papel

Thor em sua cama de papel toalha

A primeira coisa a fazer é fornecer material para que os seus ratos possam fazer um ninho quentinho. Soft é uma boa idéia.  Eu compro pedaços grandes em lojas de retalhos e corto em pedaços menores para eles. As meninas adoram o soft. Elas usam dentro das casinhas, pra cobrir os potes de comida, e até para ‘decorar’ as grades. Não é qualquer tipo de tecido que é bom para ratos. Tecidos que desmancham facilmente ou com tramas largas podem embaraçar e prender a circulação do rato. Papel toalha também é uma boa pedida. Eles se divertem rasgando e é um bom material para aquecer a casinha. No entanto, a preferência aqui é por jornal. Você pode comprar papel-jornal novo em papelarias.  Eles devem ter uma casinha sem frestas para se aninhar. Se a casinha que você usa tem muitas frestas ou é gelada, você pode usar caixas de papelão.

E jornal impresso, pode usar? Hoje em dia existe a diretiva RoHS, que proíbe o uso de metais pesados em tintas, entre outras coisas. Ela não é lei, mas várias grandes editoras seguem essa diretiva e tem uma certificação para comprovar. Se o jornal que você for comprar respeitar a RoHS não tem problema nenhum. Você pode ligar para a editora e perguntar.

 

Você também pode oferecer uma refeição quentinha. Experimente oferecer brócolis cozido, arroz, carne moída, papinha de legumes ou um macarrãozinho. Essas não são coisas pra dar todo dia, nem para compor a dieta principal do seu rato. Ofereça esses alimentos em dias muito frios para ajudá-los a se esquentar. Cuidado com a temperatura, experimente para ver se não está muito quente.

Dias frios são uma excelente oportunidade para brincar com seus ratos no sofá ou na cama, embaixo das cobertas. Eles adoram um capuz de moletom.

tyr_cobertas

Tyr no meio das cobertas

Mas e se estiver nevando? Se estiver muito frio, coloque um cobertor sobre a gaiola. Atente para o fato de que ele será roído, então pegue um cobertor com o qual você não se importe. Um aquecedor no cômodo onde estão os ratos também vale. Mas essas são medidas para dias de frio extremo, com temperaturas abaixo dos 10ºC.

☀☀ Clima Seco ☀☀

Eu já morei em campinas. Lá, inverno significa ar seco. Se a umidade relativa do ar estiver abaixo de 40% você precisa tomar algumas atitudes. O melhor é ter um umidificador de ar. Eu notei que quando a umidade fica abaixo de 50%, o Phobos e o Deimos ficam com a respiração pesada. Após ligar o umidificador eles melhoram rapidamente. Se você não tem um umidificador, pode improvisar. Coloque uma toalha molhada no cômodo ou uma bacia com água.

Falta de umidade pode causar lesões em formato de anel no rabo. Essas lesões fazem com que o rabo inche. Pode haver necrose do tecido e resultar em amputação parcial do rabo. (Essa é uma doença conhecida como Ringtail e afeta principalmente bebês) Se você notar um anel escuro no rabo do seu rato, procure imediatamente um veterinário.

☂☂ Clima Úmido ☂☂

Umidade relativa do ar acima de 70% também não é adequada, mas se não estiver associada a altas temperaturas não é provável que cause problemas. Alta umidade aumenta os níveis de amônia na gaiola, e reduz a resistência à infecções. Limpar a gaiola com mais frequência é suficiente.

Para finalizar, lembre-se que a melhor coisa pra aquecer um rato é mais ratos! Aqui vão algumas fotos dos meus ratos curtindo o inverno:

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em habitat, saúde com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Dicas para o inverno

  1. Pingback: Dicas para o verão | Rato de Casa

  2. Pingback: O inverno está chegando | Rato de Casa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s