Rações

Por Aline Pêgas

Essa semana vamos fazer uma avaliação das duas principais rações para ratos encontradas no Brasil: a Labina e a Equilíbrato. Nós não alimentamos nossos ratos só com ração. Mesmo que a ração tenha todos os nutrientes necessários para o corpo do rato, comer sempre a mesma coisa deixa qualquer um estressado. Assim como nós, ratos tem um paladar refinado e precisam de uma dieta variada pra serem felizes. Até 1920 os laboratórios alimentavam os ratos com sobras de restaurantes. Foi só depois disso que o Instituto Wistar resolveu montar uma cozinha e fazer a comida para os ratos e os resultados foram muito bons. Eles viram que variedade era muito importante. Só em 1949 apareceram as rações.

Eu gosto de usar ração como base. Planejar uma alimentação equilibrada pra outra espécie não é tarefa fácil. Com a ração eu tenho certeza que eles estão comendo tudo o que precisam e na refeição extra eu dou coisas variadas que eles gostam. A hora da comida é a maior festa. Eles gostam não só da comida em si, mas da surpresa de ter uma coisinha diferente todos os dias .

Eu não vou discutir as propriedades nutricionais de cada ração, vou apenas analisar as opiniões do nosso time.

Labina

labinaNós demos Labina para nossos ratos durante seis meses, de dezembro de 2015 a maio de 2016. Nesse período, a base da alimentação deles foi a granola diet, sempre disponível. Além disso, eles receberam uma refeição diária com coisas diferentes (frutas, legumes, cereais ou carne). Para complementar a alimentação, demos um torrão de Labina por rato por dia. No início, algumas das nossas crianças ganharam peso demais.

As crianças aqui sempre pareceram empolgadas em pegar os pedaços de ração. Elas correm pra grade pra pegar e levam para o potinho de comida pra comer depois. Algumas começam a comer na hora. A Syf nunca gostou de Labina, ela nem segura quando eu coloco na grade. Apesar da empolgação na hora de pegar a ração, sempre sobrou um pouco no dia seguinte. Eu, particularmente, acho que tem gosto de madeira. A Labina é um pouco difícil de encontrar onde eu moro, tenho que encomendar de outro estado. Pra valer a pena o frete, da última vez comprei um pacotão de 8Kg.

Equilíbrato

equilibratoNós damos Equlíbrato para nossos ratos há dois meses, começamos em maio desse ano e continuamos com ela. Agora a Equilíbrato é a base da alimentação deles, sempre disponível na gaiola. Ainda assim, todos os dias eu dou um pouquinho de granola à noite e alguma coisinha extra durante o dia (frutas, legumes, cereais ou carne). Notamos que as crianças que estavam gordinhas perderam um pouco de peso e as outras mantiveram o peso.

Quando eu comprei pela primeira vez, peguei um pacote de um 1 quilo. Foi a maior festa, todo mundo adorou. A granola ficou até meio esquecida por uns dias. O pacote acabou rapidinho e tive que encomendar outro às pressas antes que eu tivesse motim aqui em casa. Passadas umas duas semanas a empolgação da novidade diminuiu um pouco, mas eles adoram essa ração. Comem com gosto. Eu, particularmente, acho que tem gosto de salgadinho sem sal, mas até daria pra comer vendo um filme.

Talvez o que mais me tenha agradado nessa ração é que o cheiro das fezes melhorou muito. A gaiola demora bem mais pra ficar com cheiro ruim. Outra coisa é que o pêlo, principalmente o dos machos, está mais bonito. O cheiro deles também está mais gostoso. Nisso eu sou suspeita pra falar, eu adoro cheiro de rato.

Nossa Recomendação

Se você é um iniciante, eu recomendo que use uma ração como base da alimentação dos seus ratos. As necessidades nutricionais deles estarão garantidas e você pode se divertir dando outras coisas extras pra eles comerem. Com base na minha experiência, recomendo a Equilíbrato. Alimentação natural é uma opção que demanda tempo e estudo, não é pra todo mundo. No futuro faremos mais posts sobre alimentação com receitas caseiras e dicas de alimentos que os ratos gostam.

Você pode comprar a Equilíbrato na loja da Nagerhaus, que entrega para todo o Brasil.
O Maicon Meirelles, do Rataria Brasil, também vende. Você pode entrar em contato com ele no whatsapp pelo número (21)980920341.

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em alimentação, avaliações com as etiquetas , , , . ligação permanente.

5 respostas a Rações

  1. Pingback: Dando as boas vindas a um novo rato | Rato de Casa

  2. Pingback: Alimentação | Rato de Casa

  3. Pingback: Um guia sobre ratos para donos de hamsters | Rato de Casa

  4. wnaomi1 diz:

    Maaan amo esse blog! Me ajuda muito. Eu finalmente consegui decidi como alimentaria meus ratos com a labina já que muitos falavam para dar como base alimentar (apesar de eu saber que seria ruim).

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s