Design de Interiores

por Aline Pêgas

No post ‘Lar Doce Lar’, falamos sobre como deve ser uma boa gaiola para ratos e como construir uma de aramado. Essa semana, vamos falar sobre o que colocar dentro da gaiola.

Redes

O sucesso número um das gaiolas aqui em casa são as redes. Alguns dos meus ratos abandonaram completamente as casinhas e dormem só nas redes. Elas não só servem pra dormir, mas aumentam o espaço interno da gaiola. Podem servir de esconderijo, cama, passagem, escada, etc. A criatividade dos ratos pra usar redes é incrível. Se você sabe costurar, aqui tem um tutorial muito legal de como fazer suas próprias redes, incluindo redes de três andares, redes com bolsos e muito mais. Se você não sabe costurar ou não tem o equipamento necessário, não tem problema. Existem mil maneiras de fazer redes. Aqui vão algumas fotos pra você se inspirar.

Essas são algumas das que eu fiz:

 

Essas são redes feitas pela nossa leitora Juliana Meyer, super criativa:

Rede de camiseta: Essa é a mais simples. Pegue uma camiseta velha (ou calça, o que você tiver) e recorte no formato que desejar. Você pode fazer um triângulo para ter uma rede de canto, ou um quadrado para o meio da gaiola. Faça buracos pequenos nos cantos para pendurar. Eu gosto de usar barbante para fazer alças e prender na gaiola com mosquetões. Se você tem ratos recém chegados que ainda não estão muito acostumados com você, uma boa idéia é fazer uma redinha com uma camiseta que você usou durante o dia. Os ratos vão se acostumar com o seu cheiro mais rápido.

Rede de crochê/tricô: Eu aprendi a fazer crochê 6 anos atrás, quando decidi fazer caminhas para os meus hamsters. O ponto básico que você precisa aprender pra fazer uma redinha é super fácil. No YouTube tem vários tutoriais para iniciantes. Quanto mais grosso o fio/lã, mais fácil é de fazer. Dá pra fazer outras coisas de crochê também. Eu faço escadas e tranças, eles se divertem bastante.

Casinhas

É muito importante que os ratos tenham um lugar pra se esconder na gaiola. Ao contrário de cães e gatos, que são predadores, ratos são presa. Eles precisam de tocas para se sentirem seguros.  Uma coisa que vários donos de primeira viajem comentam comigo é que os seus ratos recém chegados não saem da casinha. Eu sei como é, dá vontade de tirar a casinha da gaiola pra ver se eles exploram um pouco mais. Não faça isso, você vai deixar seu rato inseguro e a socialização vai ser mais difícil.

As primeiras casinhas que eu comprei eram de madeira, feitas pra chinchila. Uma mais linda que a outra. As meninas ainda usam as de madeira, mas os meninos faziam muito xixi dentro, e casinha de madeira não dá pra lavar (se você souber como me diga). Uma saída que eu encontrei pra fazer uma casinha simples e fácil de lavar foi colocar duas bandejas de plástico juntas e prender com clips. Assim:

casinha

Frey apreciando a casinha nova

Além disso sempre coloco caixas de papelão. Elas não duram muito, geralmente são destruídas em uma semana, mas valem a pena pela diversão que proporcionam. Conheço muitas pessoas que tem fazem casinhas com potes de sorvete, também é uma boa idéia. É importante prestar atenção no clima da sua cidade ao planejar a casinha dos seus ratos.

caixa

Phobos e Deimos, prontos pra destruir mais uma caixinha

Forração

Como eu falei no post sobre gaiolas, os andares das gaiolas devem ser forrados para que os ratos não andem diretamente sobre a grade. Aqui em casa eu uso polionda. Cheguei à conclusão de que a fonte mais barata desse material é comprar aqueles ‘arquivos’ de polionda. Eu compro em pacotes com 5 que vem com eles desmontados. É bem fácil recortar no formato do chão da gaiola. Uma vez por semana eu tiro tudo e lavo no tanque. Em 5 minutos está tudo novo.

Antes de descobrir a polionda eu fazia outra coisa que também dá certo, mas dá mais trabalho. Recortei placas de papel paraná (um papelão bem grosso) nos formatos certos e cobri com papel contact. Aí coloquei essas placas em fronhas feitas de soft. Ficou super quentinho e lindo, mas os garotos faziam muito xixi e eu tinha que lavar com muita freqüência. Se pra você lavar roupa não é problema ou se seus ratos são mais comportadinhos, essa é uma idéia pra cidades frias.

Túneis

Filhotes adoram túneis. Quando eu tenho ratos bem novinhos, encho a gaiola de rolinhos de papel higiênico. Eles fazem a maior festa. Conforme crescem troco por tubos de PVC. Lojas de materiais de construção são o paraíso de quem tem ratos. Ás vezes eu passeio por essas lojas só procurando alguma coisa que meus filhotes vão gostar.

 

tunel

Túnel feito pela Tassya de Lima

Se você encher a gaiola de coisas legais e ainda assim eles dormirem em lugares super esquisitos em posições estranhas, não se preocupe. Acontece nas melhores famílias. Veja só o Loki:

dormindo_estranho

Que soninho gostoso

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em habitat com as etiquetas , , , . ligação permanente.

10 respostas a Design de Interiores

  1. Pingback: Dando as boas vindas a um novo rato | Rato de Casa

  2. Pingback: Da maternidade à casa de repouso: uma gaiola para cada fase da vida | Rato de Casa

  3. Pingback: Um guia sobre ratos para donos de hamsters | Rato de Casa

  4. Julia diz:

    Oi, Aline! Tudo bem?
    Eu achei super linda a ideia da rede de crochê, mostrei pra minha avó e ontem ela já me mandou uma, porém pequena demais.
    Você poderia me dizer as medidas que usou? Obrigada pelas dicas. 🙂

    Gostar

  5. Olá!

    Em que tipo de lojas eu posso encontrar polionda?

    Simplesmente amei a ideia da bandeja, e as redes. Estou fazendo os preparativos pois vou adotar um ratinho ou ratinha. Pretendo adaptar uma gaiola de pássaros, então estou bastante ansiosa.

    Gostar

  6. Tainá Martins diz:

    Me disseram para não usar barbante nas coisas do ratinho, pois eles roem e podem se “afogar”, posso usar arame para prender as redes e outros brinquedos?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s