Mãe, meu nariz tá sangrando

Por Luiz Henrique

porfirina

Parece sangue, mas não é. É uma substância chamada porfirina. Um belo dia você vai ver seu rato e ele está com um líquido ou uma crosta vermelha nos olhos e no nariz. Parece muito com sangue e bate aquele desespero. O que fazer? Em primeiro lugar, é raro um rato sangrar pelo olho ou nariz, a menos que esteja realmente morrendo. Mas é comum ter descargas de porfirina. Porfirinas formam uma classe enorme de substâncias. A porfirina que é produzida pelos ratos é uma substância vermelha (às vezes chega a ser marrom) secretada por uma glândula que fica no fundo dos olhos. Quando seca, ela brilha sob luz negra. Essa glândula produz lipídios, que são óleos lubrificantes para os olhos, produz melatonina, um hormônio relacionado ao ciclo de dia e noite, ajustando sono e vigília, e produz a porfirina. Ela ajuda a manter os olhos saudáveis e a absorver um pouco da luz ultravioleta que atinge os olhos, protegendo contra exposição exagerada.

Assim, há sempre um pouquinho de porfirina nos olhos dos ratos. Mas quando alguma coisa agride ou irrita os olhos, a reação é defender-se produzindo muita porfirina. A porfirina em excesso acaba entrando no duto lacrimal e é drenada para o nariz. É por isso que parece que olhos e nariz sangram.

Se você pensou que, já que não é sangue, e que é uma substância produzida normalmente pelo olho, então está tudo bem, se enganou. É claro que não é tão sério quanto um sangramento nasal, mas se o rato está descarregando porfirina aos montes, alguma coisa está errada.

Quando entra alguma coisa no olho, como um cisco por exemplo, ou um leve machucado, vai haver produção de porfirina naquele olho (e não nos dois). Normalmente, isso melhora em algumas horas ou de um dia para o outro. Mais do que isso não é normal. Descarga continuada de porfirina em um dos olhos pode indicar duto lacrimal entupido. Se há porfirina nos dois olhos, pode ser alergia a alguma coisa. Pode ser a areia do banheirinho, maravalha (serragem) não muito bem tratada, amaciante forte nos panos e redes, fumaça, etc. Removendo o que causa a alergia deve resolver. Fora isso, descargas continuadas de porfirina podem indicar algo mais sério. Pode ser por causa de um problema respiratório. Infecções respiratórias podem causar o aumento da produção de porfirina. Mesmo uma infecção em outros órgãos pode baixar a imunidade deles, fazendo com que produzam excesso de porfirina. Um outro fator comum, que leva à produção de porfirina em excesso, é o estresse. Seja por brigas frequentes na gaiola, desnutrição, incômodo nas horas de dormir (privação de sono) ou qualquer outra coisa irritante, que estresse a pessoa, isso pode levar a descargas de porfirina continuadas. Você vai notar que as mãozinhas dele estão vermelhas, de esfregar no rosto.

Portanto, uma descarga ocasional de porfirina é normal. É normal machucarmos um pouquinho os olhos, de vez em quando. Mas descargas frequentes de porfirina indicam que há algo de errado com nosso amigo. Se ele permanece alegre e ativo, convém testar se não é alergia. Se ele está mais amuado que o normal, é importante chamar aquele veterinário de confiança, o que você tem o contato no bolso.

É claro que é importante verificar se é mesmo porfirina, e não sangue. Um rato que esteja com ácaros em volta dos olhos pode coçá-los até sangrar (lembrando das navalhinhas que eles têm nas mãos). Neste caso, o sangramento será externo e não escorrerá para dentro do nariz. Isso pode ser usado para diferenciar um sangramento externo no olho (o sangue não vai escorrer para dentro do nariz) de uma descarga de porfirina (que escorre para dentro do nariz). Também, para diferenciar um sangramento nasal de uma descarga de porfirina. O sangramento nasal não vai parar no olho. O olho não vai estar com sangue.

A mensagem então é: não se desespere, mas se preocupe. Ter ratos exige estar sempre atento à saúde deles.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em ciência, saúde com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

9 respostas a Mãe, meu nariz tá sangrando

  1. Tatiélen diz:

    Eu tenho um filhote que não abriu os olhos ainda, hoje pela manhã ele estava sangrando um pouco pelo nariz, pode ser esta secreção? Mesmo ele não tendo aberto os olhos?

    Gostar

  2. TAMIRES PAES DE OLIVEIRA diz:

    Por favor, meu rato tem essa secreção em situações específicas, até agora foi na primeira vez que dei banho nele (2 semanas atrás) e hoje, vkm na minha vó em outra cidade (30 min de carro) e dps de algumas horas qdo sai e voltei com ele na gaiola começou ater essa secreção no olho esquerdo, o olho direito levemente estava mais vermelho e uns 15 minutos depois quando olhei começou a sair um pouquinho pelo nariz… Tive que fazer experimento de comportamento operante (infelizmente) com ele na faculdade, duas vezes lá quando ele estava na caixa do experimento esse mesmo olho esquerdo teve essa secreção, por isso acredito que seja pelo estresse.. o que vc acha? Devo procurar um veterinário?

    Liked by 1 person

    • Olá Tamires. Realmente, é muito provável que a secreção seja devida a estresse. Tente deixá-lo calmo e confortável. Observe a respiração dele. Se ele começar a apresentar chiados ou roncos, é bom procurar um veterinário. Esses roncos começam, normalmente, por problemas respiratórios ou coronários. O estresse pode ser um gatilho para problemas no coração. Eu não sei qual experiência de comportamento operante foi realizada com ele, mas se houve restrição de acesso à água, a atenção ao coração dele deve ser redobrada. Evite expô-lo a ambientes ruidosos e muito iluminados.
      Se ao tomar esses cuidados a porfirina não diminuir dentro de alguns dias, recomendo a visita de um veterinário. O estresse também pode comprometer o sistema imune dele. Se ele se acalmar e a porfirina diminuir, não há necessidade. Mas fique atenta. Desejo melhoras a ele. Felicidades a vocês.

      Gostar

  3. kayllane diz:

    Olá eu tenho um ramiste e estou desesperada ele tá triste e tá saindo muito sangue do nariz dele e fica fazendo tipo um barulhinho click,click e o olho está com uma aparecencia de que chorou bastante tá tipo um olho triste e meio que com água não sei explicar exatamente como é mais só sei que estou precupada e não tenho condições financeiras de levar a um veterinário me ajude espero que me responda!!!

    Liked by 1 person

    • Kayllane, o que você vê saindo do nariz dele não é sangue, é porfirina. Isso acontece quando estão muito doentes ou estressados. Pelo que você comentou, ele está com problemas respiratórios e só um veterinário pode te ajudar. Procure em sua região um hospital veterinário público (onde você terá tratamento gratuito) ou uma universidade que tenha um curso na área de biologia ou na de saúde. Eles sempre têm biotérios, onde mantém animais de laboratório, que precisam da assistência de um veterinário. Procure ele e explique sua situação financeira. Acredite, eles dão um jeito. Boa sorte.

      Gostar

  4. gilmar diz:

    boa tarde tenho dois ratos meio grande pelo seus estados estao com mycoplasma preciso usar esses medicamentos enrafloxacina e doxiciclina qual eu tenho que comprar qua e o mais fraco que pode dar para o rato tem o 50 tem 150

    Gostar

  5. gilmar diz:

    boa tarde tenho dois ratos meio grande pelo seus estados estao com mycoplasma preciso usar esses medicamentos enrafloxacina e doxiciclina qual eu tenho que comprar qua e o mais fraco que pode dar para o rato tem o 50 tem 150 por favor se voce poder me responder eu agradeço aqui na minha cidade a coisa e meia fraca veterinario para animais exoticos nao tem me de uma força para eu poder salvar meus ratinhos ou uma outra ideia que seja melhor uzielsouzadasilva@gmail.com

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s