Alimentação

Por Aline Pêgas

Quando eu conto pra alguém que tenho ratos de estimação, a primeira pergunta que eu ouço é: Mas o que eles comem? Ratos são onívoros, ou seja, comem de tudo. Isso não significa que podem comer qualquer coisa. Uma dieta balanceada é muito importante. Se eu puder dizer só uma coisa sobre alimentação, eu diria que a chave é o EQUILÍBRIO.

familia2

Refeição em família: Arroz, brócolis e ovo cozido

Qual é a melhor dieta?

A discussão sobre qual é a melhor dieta para ratos de estimação é tão polêmica quanto política e religião. Todo criador tem sua opinião sobre a dieta perfeita, os alimentos que são proibidos e os ingredientes essenciais para uma vida longa. Nesse post você vai encontrar várias opções de dieta e guloseimas para variar a alimentação dos seus ratos. A minha pretensão não é dizer qual é a melhor dieta, mas ajudar você a encontrar o que é melhor para o seu caso.

Alimentação Natural

Consiste de uma base de granola diet, sempre disponível na gaiola, e uma ou duas refeições diárias. Essa dieta pode ser muito boa, mas é preciso muito cuidado para que o rato obtenha todos os nutrientes que precisa. Se você quiser optar pela alimentação natural, procure um nutricionista animal para te ajudar a formular as refeições. Essa não é uma tarefa fácil, é essencial ter um apoio de um profissional.

Algumas pessoas que dão alimentação natural me perguntam se podem dar ração também. Claro que pode, o fator limitante é a quantidade. Se o rato já obtém todos os nutrientes que precisa da alimentação que fornece e gosta da ração, você pode dar como um petisco. Se ele gostar bastante pode inclusive usar como recompensa ou agrado. Só não deixe um monte de ração na gaiola, se não você perde o controle do que eles estão comendo.

Apenas ração

Em laboratórios os ratos são alimentados apenas com ração. Isso satisfaz as necessidades nutricionais? Sim. Um rato que come só ração é feliz? Geralmente, não. Ratos tem um paladar tão complexo quanto o nosso. Imagine só se você tivesse que comer a mesma coisa todos os dias.

Ração com complementos

É o que fazemos aqui em casa. A alimentação dos ratos consiste de 80% de ração e 20% de complementos. Esses complementos não são para melhorar a nutrição deles, mas para satisfazer as necessidades do paladar e para fornecer diariamente um elemento de surpresa na rotina. Eu observo que o fato de todo dia ter uma pequena novidade faz muito bem para os ratos aqui de casa. É eu começar a fazer o almoço que todos eles se agitam e vão para o lugar onde eu coloco a comida.

Veja nosso post sobre rações.

Como saber o que seu rato pode comer

Faça a seguinte pergunta: Faz bem pra mim? Se a resposta for não, o seu rato não pode comer. Se a resposta for sim, você precisa pesquisar um pouco mais pra saber. Vamos primeiro eliminar o que eles com certeza não podem comer.

Alimentos que fazem mal – perigosos:
Sementes de maçã, damasco e pêssego – fonte
Feijão – fonte
Milho cru ou desidratado
Castanha de caju – fonte
Batata crua

Esses não são os únicos alimentos que fazem mal. Evite qualquer coisa que dê gases. Ratos não conseguem arrotar e vão passar mal se tiverem gases. Repolho, por exemplo, é um desses alimentos, mas seu rato não vai morrer porque deu uma mordiscada no repolho do seu prato. Muita gente diz que chocolate é algo absolutamente proibido. Eu não encontrei um único artigo dizendo que chocolate faz mal. É claro que em excesso é ruim, mas eu dou gotinhas de chocolate às vezes para os meus ratos. Não é uma coisa que eu coloco na gaiola pra eles comerem, mas às vezes dou um pedacinho pra alguém que esteja passeando comigo pela casa. Como eu disse, a chave é equilíbrio.

Ratos não podem seguir uma dieta vegetariana. Proteína animal é uma parte muito importante da nutrição deles. Fêmeas gestantes e lactantes precisam de proteína animal extra. Se não tiverem o suficiente, os filhotes podem ter problemas de desenvolvimento.
Fontes: “Protein-energy malnutrition during gestation and lactation in rats affects growth rate, brain development and essential fatty acid metabolism.” – J Nutr. 1995 Apr;125(4):1017-24.
“A Low Maternal Protein Diet During Pregnancy and Lactation Induce Liver Offspring Dysfunction, in the Rat” – Ann Nutr Disord & Ther – Volume 2 Issue 1 – 2015

Você pode oferecer carne crua ou cozida. Se for dar carne crua, tome bastante cuidado. Eu não dou para os meus ratos uma carne que eu não comeria crua. Ela tem que ser de excelente procedência e estar absolutamente fresca. Na dúvida, cozinhe.

Algumas idéias de alimentos que você pode dar:

  • Maçã, Banana, Pêssego, Uva, Amora, Morango, Pêra. (Sem sementes)
  • Brócolis, Cenoura, Pepino, Ervilha, Couve, Pimentão, Espinafre, Rúcula.
  • Arroz, Milho cozido na espiga, Aveia, Flocos de milho, Castanha do Pará.
  • Carne, peixe, ovos, leite sem lactose, iogurte sem lactose (diet é melhor).

Edição: Veja nosso post sobre leite, descobrimos coisas surpreendentes sobre lactose.

Você também pode oferecer coisinhas especiais de vez em quando que são um pouco mais calóricas, ou não tem valor nutricional importante, mas vão fazer um rato feliz: macarrão, passas, chocolate, um pedaço da casquinha da sua pizza que esteja crocante e sem muita gordura, etc.

iogurte.jpg

Meninas aproveitando um iogurte com frutas vermelhas. A Kali gosta tanto que come de olhos fechados.

Informações científicas

O instituto Wistar publicou um livro chamado “Breeding and care of the albino rat for research purposes”, escrito por Milton J. Greenman e F. Louise Duhring. Esse livro é de domínio público e pode ser lido na íntegra aqui. Ele tem um capítulo muito bom sobre alimentação. Eu vou escrever aqui algumas das informações mais relevantes.

Os efeitos mais comuns de uma dieta deficiente são problemas no crescimento, eczema, xeroftalmia (olho seco), constrições na pele e rabo com tendência a se tornar gangrenoso e cair e esterilidade. Mesmo que um rato não apresente nada disso, pode ser que fisiologicamente e quimicamente ele esteja com problemas. É por isso que no início do post eu disse que a alimentação natural deve ser feita com cuidado.

Esse livro descreve a alimentação que eles usaram no instituto Wistar com sucesso na época. Trata-se de alimentação natural. Você pode encontrar todos os detalhes no livro. Eu escolhi três das receitas que eles usam, traduzi e adaptei para as medidas usadas no Brasil. Por favor, não passe a dar só essas receitas para os seus ratos. Elas são uma pequena parte de uma dieta muito mais completa. Elas são ótimas para oferecer de vez em quando para variar a alimentação se você usa ração ou para incorporar na sua dieta de alimentação natural.

Receitas

Trigo e ervilhas com leite:
1 parte de ervilhas inteiras ou em metades;
3 partes de trigo em grãos;
1/8 parte de leite (sem lactose);
1 pitada de sal.
Deixe as ervilhas de molho em água fria de 5 a 10 horas. Junte o trigo e o sal e cozinhe até que fiquem macios e a água evapore. Quando esfriar, adicione o leite e sirva.

Cevada, peixe e ovos:
1 parte de peixe (salmão, tilápia, ou outro peixe sem espinhos);
2 partes de cevada;
2 ovos de galinha.
Cozinhe bem a cevada e o peixe separadamente. Adicione o peixe e os ovos bem mexidos à cevada ainda quente. Mexa bem até o ovo estar cozido. Sirva quando estiver morno.

Pudim de arroz:
1 xícara de arroz cozido;
1 colher de café de açúcar mascavo;
1 ovo;
1/2 xícara de leite (sem lactose);
Uvas-passas.
Misture o arroz com o ovo e cozinhe até o ovo ficar bom. Adicione os outros ingredientes e misture bem. Sirva quando estiver frio.

 

Coloquem suas dúvidas nos comentários. =)

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em alimentação, saúde com as etiquetas , , , . ligação permanente.

57 respostas a Alimentação

  1. Pingback: Dicas para o verão | Rato de Casa

  2. Pingback: Um guia sobre ratos para donos de hamsters | Rato de Casa

  3. meus ratos adoram melancia !! tem algum problema ?

    Gostar

  4. Samantha diz:

    OI! A CARNE É UM ALIMENTO COMPLEMENTAR COM A RAÇÃO? É POR SEMANA? DESCULPE A PERGUNTA BOBA. ABRAÇOS E PARABÉNS PELO BLOG! ♡

    Gostar

    • Oi Samantha. Quando os ratos comem ração regularmente, não precisam de carne, mas eles adoram, então não tem problema dar de vez em quando. Se você der alimentação natural eles precisam de uma porção de carne do tamanho da cabeça deles uma vez por semana.

      Gostar

  5. Anónimo diz:

    os ratos podem comer açai ?????

    Gostar

    • Existe um artigo onde o açaí foi introduzido como 2% da dieta de ratos com problemas de colesterol. O nome do artigo é “Diet supplementation with acai (Euterpe oleracea
      Mart.) pulp improves biomarkers of oxidative stress and the serum lipid profile in rats.” O estudo foi feito na federal de Ouro Preto e você pode encontrá-lo na revista Nutrition 26 (2010) 804–810. Eu acredito que em quantidades bem pequenas de vez em quando não tenha problema, mas é importante higienizar muito bem.

      Gostar

  6. rafaela diz:

    o açai faz mal ,

    Gostar

  7. Gabriela diz:

    Estou lendo tudo no seu blog para me preparar para quando meu bebe chegar, e eu gostaria de saber se eu posso dar 3 refeições diárias ( café da manha, almoço e janta) com direito a lanchinho da tarde e lanchinho da manha, ao Invés de deixar a ração a vontade na gaiola.

    Gostar

    • Olá Gabriela,
      O metabolismo dos ratos é muito diferente do nosso. Eles são mais ativos e comem mais durante à noite. O melhor é deixar ração sempre disponível. Eles comem de pouquinho, não fazem refeições como nós.

      Gostar

  8. papvarginha diz:

    Boa tarde,
    Posso dar biscoito de povilho para o meu Hamster ?
    Obrigado

    Gostar

  9. Sarah diz:

    Os ratinhos podem comer a granola com açúcar mascavo?

    Gostar

  10. vitória diz:

    quero adotar uma dupla de ratinhas, mas ano que vem estarei cursando o 3º ano do ensino médio e talvez vou ter que ficar muito tempo na escola em período integral. As ratas vão precisar muito da minha atenção e cuidados ou elas se viram sozinhas enquanto eu estiver fora? (minha mãe e avó podem alimentar na minha ausência)
    outra dúvida é: a ração equilibrato é muito cara?

    Gostar

    • Olá Vitória,
      Ratos são noturnos, ou seja, eles acordam lá pelas 6 da tarde e vão dormir às 8 da manhã mais ou menos. Então se você ser atenção pra eles à noite, é o suficiente. Durante o dia é uma questão de manter o potinho de comida abastecido e água sempre fresca. No momento (nov/2017) o pacote de Equilíbrato de 900g está R$12,00. Para duas ratas deve durar um mês tranquilo.

      Gostar

  11. Ana Flávia Dias diz:

    Qual é a quantidade ideia de ração? Eu alimento os meus com nutropica, sempre coloco uma boa quantidade pra que não ocorra briga, porém, notei que um deles deu uma boa engordada,e como eles não se adaptaram a roda pra fazer exercícios e não encontro aquelas bolinhas porque eles são muito grandes, não sei o que fazer!!!
    Grata
    Ana Flávia Dias

    Gostar

    • Olá Ana. É difícil dizer uma quantidade ideal. Os ratos se alimentam várias vezes durante o dia, não fazem refeições como nós. Aí o ideal é deixar ração sempre disponível. Rodinhas não são mesmo indicadas para ratos. Você pode soltá-los um pouco no seu quarto todos os dias para eles se exercitarem. Você dá só ração?

      Gostar

  12. victor Fernandes diz:

    oi minha ratinha adora tomate isso faz mal a ela ??

    Gostar

  13. Daisy diz:

    Oi! eu queria saber se posso dar ao meu rato Feno com hortelã, nao vai fazer mal??

    Gostar

    • Olá Daisy,
      Hortelã não faz mal, mas o feno tem algumas preocupações. Eles não vão comer o feno, não faz parte da dieta deles, vão usar pra brincar. A preocupação é que o feno pode vir com ácaros, pulgas e outros alérgenos que podem fazer mal pra eles. 😉

      Gostar

  14. Thomas Costa diz:

    Oii ! Tem uma parte no blog acima que diz que milho cru faz mal, mas tem uma ração que eu compro que vem sortidos, girassóis, ração, entre outros, e também tem alguns grãos de milho. Pq se ele vem em sortidos é bem provável que ainda esteja cru, que apenas colocaram junto aos sortidos e não cozinharam. Devo tirar esses milhos cru? Qual seria a porção ideal para 5 Twisters? Pq sempre que encho o potinho parece que eles nao comem a 1 semana kkkk e eles sempre levam toda comida pro final da gaiola, parece que estão estocando kkk.

    Gostar

    • Olá Thomas. O problema dessa ração de grãos sortidos não é só o milho. Essa ração não é adequada para ratos porque não tem todos os nutrientes que eles precisam. Mesmo os nutrientes que estão presentes nesse mix, não estão na proporção adequada para ratos. Eu sugiro que você troque por uma ração desenvolvida especificamente para ratos. Existem três marcas principais no mercado: Nutrópica Twister, Equilíbrato e Labina.

      Gostar

  15. Oi eu estou com um rato nenem, achei ele e estou dando leite de revem nascido em.po, ele deve ter 20 dias, estou com ele faz 10. Já cresceu os pelos e ele abriu o olho. O que mais posso dar misturado ?

    Gostar

  16. Alexandre Xisto diz:

    Boa tarde tudo bem?
    Gostaria de saber se os twister podem rejeitar a ração? eles parecem estar comendo menos a ração do qual comprei.

    Gostar

  17. Gabriel Henrique diz:

    O meu rato pode comer bolacha de água e sal??e chia ele pode??

    Gostar

    • Eu dou bolacha de água e sal para os meus ás vezes (muito de vez em quando, como petisco). Não deve fazer parte da alimentação principal deles, mas como um agrado não tem problema. A chia também pode ser dada como petisco, mas com moderação pois é bastante gordurosa.

      Gostar

  18. Gabriel diz:

    Boa noite, entre a ração Equilibrato e a Nutrópica, qual seria a melhor, em questões nutricionais? Os meus comem a Nutrópica, mas ela tem um precinho meio salgado, daí achei a Equilibrato e está bem mais em conta, tem algum problema em fazer a troca?

    Gostar

    • Oi Gabriel,
      Os meus usaram Equilibrato por bastante tempo. Hoje eu prefiro a Nutrópica, por não ter transgênicos. Eu não tenho dados o suficiente pra te dar uma resposta científica sobre qual delas é melhor. Na própria caixa da Nutrópica tem instruções sobre como mudar de ração, caso você decida fazer isso.

      Gostar

      • Gabriel diz:

        Ah sim, obg. E em relação a Presence? Ela se equipara a Nutrópica?

        Gostar

        • Oi Gabriel. Eu não uso a Presence porque na embalagem dela diz que a ração é pronta para ser autoclavada (esterilizada). Eu não tenho uma autoclave e algumas vezes tive problemas com ovos de insetos na ração deles. Se você tiver como esterilizar a ração não vejo problemas nutricionalmente.

          Gostar

  19. Marina Silva diz:

    Boa noite. Estou cuidando de um ratinho de 10 dias de vida e tenho dado leite sem lactose com gema de ovo e uma pitada de sal.
    Infelizmente não encontrei muitas informações e nas clínicas veterinárias que eu fui também não. Você tem alguma dica?
    Obrigada

    Gostar

  20. Viviana diz:

    Encontrei um ratinho cizento é muito meigo so que nao sei comomtratalo

    Gostar

  21. viviana diz:

    Tanho um ratinho cizento e nao sei como tratalo

    Gostar

  22. kellyzeferino diz:

    Oi, e a tapioca? Tem restrição ou pode dar. É um alimento tão saudável para nós…

    Gostar

  23. Monique diz:

    Oi! Tenho uma dupla de ratinhos ainda jovens, e gostaria de saber como posso alimentar eles? Por exemplo, alimento eles com a Nutrópica Twister, posso dar a eles algumas frutas, legumes e carne algumas vezes por dia? como devo fazer?

    Gostar

    • Oi Monique. Pode dar frutas legumes e carne sim. Uma porção diferenciada por dia é suficiente. Se eles tiverem uma coisinha especial além da ração uma vez por dia vão ficar muito felizes. A ração você pode deixar sempre disponível na gaiola.

      Gostar

  24. Maria diz:

    Você acha que posso oferecer a ração Rói para roedores? É a única que encontro por aqui, ela é para hamster, chinchila, gerbil e para ratos também.

    Gostar

  25. Anónimo diz:

    aline posso dar ao meu rato banana, amora e acerola?

    Gostar

  26. Anónimo diz:

    Alimentos como brócolis, cenoura e etc precisam ser todos cozinhados ou podem ser crus mesmo? Quais alimentos eles não podem comer crua?

    Gostar

  27. Anónimo diz:

    Olá! Tudo bom? Queria saber o porquê do meu ratinho sempre pegar um monte de ração e espalhar pela gaiola ou nas tocas. Sempre encontro comida em todo lugar kkk

    Gostar

  28. Anónimo diz:

    Beterraba faz mal?

    Gostar

  29. Vera diz:

    Foi a melhor informação sobre ratos que eu achei. Estou criando um mas ninguém sabe. Adoro animais. Deixar eles na gaiola não deixa os bichinhos estressados???

    Gostar

  30. Isabela diz:

    Boa tarde. Vou viajar. durante 3 dias. Posso pedir p/alguém alimentá-los dia sim e dia não?

    Gostar

  31. Anónimo diz:

    Boa tarde.
    Nao entendi uma coisa , sempre que vc escreve lactose vc risca a palavra .
    Isto significa que o leite é com ou sem lactose.?

    Gostar

  32. Filipe Correia pessoa dos santos diz:

    Oi sou Filipe, eu recentemente adotei duas ratas Twister,queria saber qual a porção de alimentação que devo dar a elas.(lembrando que são duas com cinco meses de idade, e eu as alimento com ração, mas gosto de dar recompensas pelo “comportamento”), então qual seria a melhor quantidade?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s