Hora do banho

por Aline Pêgas

Ratos são animais muito limpos. Eles provavelmente tomam banho mais vezes por dia do que você. Assim como os gatos, eles se lambem pra se limpar. Limpar uns aos outros também tem um papel social importante. Os machos geralmente não são tão cuidadosos quanto as fêmeas, mas também fazem sua higiene. Ainda assim, de tempos em tempos, eles precisam de uma ajudinha. É hora do banho.

Meu rato está precisando de um banho?

banho

Milka tomando um banho relaxante

Banho a cada seis meses é suficiente. Se você mantém a gaiola limpa e eles estão saudáveis, não vão ficar fedidos. Se eles se sujarem demais por algum motivo especial, pode dar banho. Tome cuidado com a temperatura ambiente, dia frio não é dia de banho. Eu não quero escrever uma regra a respeito, mas eu não daria banho nos meus ratos se a temperatura estiver abaixo dos 20° C. É o caso essa semana em Curitiba, por isso o post não tem um vídeo de eu dando banho no pessoal aqui de casa. Fico devendo.

Existem outros motivos pelos quais um rato pode precisar de banho. Um rato obeso, doente ou idoso pode ter dificuldade de se limpar sozinho. Alguns machos tem excesso de testosterona e apresentam um óleo amarelo ou alaranjado na pele. Um pouco é normal, se for muito ele pode precisar de banho com mais frequência.

Como limpar o rabo

Mais frequentemente do que banho, seu rato vai precisar de uma ajuda pra limpar o rabo. Você pode fazer isso uma vez por semana, depende dos hábitos de higiene dos seus filhotes. Eu gosto de usar lenço umedecido. Use um que não tenha álcool nem cheiro. Existem lenços umedecidos especiais pra animais não humanos, mas eu nunca testei. Eu uso um para humanos recém nascidos. Passe o lenço sempre na direção das escamas, nunca contra. Se uma das escamas virar pode causar uma inflamação. Se o rabo estiver muito sujo você pode usar uma toalhinha com água morna para ajudar a amolecer a sujeira. Talvez não saia tudo da primeira vez, mas depois de algumas sessões começa a melhorar.

Preparando o banho

Você vai precisar de:

  • Um recipiente para servir de banheira: Pode ser um tupperware grande, uma banheirinha de neném ou até mesmo uma pia bem limpa.
  • Água morna: A temperatura do corpo dos ratos é um pouco mais elevada que a nossa, em torno de 38°C. Uma água que está boa pra você pode estar um pouco fria pra ele. Teste a temperatura no seu pulso como faria para o banho de um bebê.
  • Shampoo: Como ratos se lambem, precisamos de um shampoo que seja seguro. Não tem como garantir que você vai conseguir enxaguar tudo, sempre sobre algum resíduo. Shampoo para gatos é adequado, eles também se lambem e isso é levado em consideração na formulação do shampoo. Você também pode usar Johnson’s Baby neutro, aquele amarelinho. Uma gota de shampoo basta.
  • Toalhas macias: As toalhas servem dois propósitos, forrar o local em volta da banheirinha (vai molhar tudo), e enrolar o rato assim que ele sai da água.
  • Secador (opcional)
  • Um amigo pra te ajudar

A maioria dos ratos não gosta de banho. Se essa é primeira vez do seu rato na água, vá com bastante calma. Alguns dos meus ratos detestam tomar banho e fazem cocô na água, é normal.

milka_banhoVamos ao banho. Coloque uns 5 centímetros de água no recipiente. Tome bastante cuidado para não molhar as orelhas. Coloque o rato na água e use a mão para molhar o pêlo dele, aos poucos. Quando estiver bem molhado coloque uma gotinha de shampoo e faça uma massaginha. Enxague bem pra tirar todo o shampoo. Você pode dar uma limpada especial no rabo, mas lembre de não esfregar contra as escamas. Tire o rato da água e enrole na toalha. É importante secar bem. Se você for usar um secador tome cuidado com o barulho e a distância. Um secador que faz um barulho muito agudo pode deixar seu rato estressado e com medo. Pelo que ouço por aí, eles adoram secador.

As imagens desse post são das meninas do Lucas Silva, nosso leitor aqui de Curitiba.

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em higiene, saúde com as etiquetas , , , . ligação permanente.

13 respostas a Hora do banho

  1. Pingback: Cuidados na terceira idade | Rato de Casa

  2. Adriana diz:

    Descobri o que havia com os rabos dos meus ratos! No início achei que o rabo do Floyd, que é malhado, fosse malhado também, mas aí o rabo do Pink, que é albino, apresentou as mesmas manchas. Minha filha lavou hoje os rabinhos com um pano úmido e as manchas diminuíram muito. Sábado vou repetir a operação e acabarei com elas.

    Gostar

  3. Adriana diz:

    Os rabos sujam mais rápido do que a gente consegue limpar. É que eles gostam de cavar, então eu faço canteiros que ficam na gaiola deles por alguns dias. Os rabos ficam sujos de terra. Só que eu não acho que seja sadio lavar os rabos com muita frequência. Lavo mais ou menos a cada dez dias. A terrinha que fica nos rabos não é prejudicial, é?

    Gostar

    • Oi Adriana. Desculpe a demora em responder.
      Eu geralmente limpo os rabos dos meus com um lencinho umidecido, bem simples, só passar na direção da base para a ponta, nunca contra. A terrinha só vai ser prejudicial se estiver contaminada, se ela for uma terrinha segura para eles brincarem não vai ter problema o rabo ficar sujo. Que tipo de terra você usa?

      Gostar

  4. Thomas Costa diz:

    Olá, tenho uma dúvida também sobre tal post, recentemente virei pai de 5 Twister machinhos *-* eles estão com o rabo bem sujinho aí eu tentei limpar com um pano úmido morninho mas não saiu tudo, tem como limpar melhor?? E outra dúvida, mês que vem vou montar uma casinha pra eles, um espaço de 90x90x60 é bom para os 5 ? Sabe onde consigo telas aramadas? Se puderem responder minhas dúvidas vou ficar muito grato! Amo o site, e diariamente venho ler os posts! Se quiserem fotos dos meus bebês posso mandar, obrigado pela atenção!! 😀

    Gostar

    • Olá Thomas!
      Então… os rabos limpam até um certo ponto. Branquinho como de filhote chega uma hora que não fica mais. Se você limpou com um paninho e não está mais “melado” está bom. Um espaço de 90x90x60 dá tranquilamente para 5 machos, eles vão amar. Geralmente eu compro telas aramadas no https://smexpositores.com.br/, mas eu notei que eles parecem estar sem a tela especial com espaçamento de 2,5cm. Você também pode encontrar no mercado livre.
      Mande fotos pra nós!!! Adoramos fotos fofas. Pode mandar no nosso instagram: @ratodecasa ou na página do facebook (https://facebook.com/ratodecasa).

      Gostar

      • Thomas Costa diz:

        Pode deixar! vou mandar sim, e obrigado pelo blog excelente de vocês! Não imaginam o quanto vocês ajudam não só a mim mas também quem começou a cuidar de ratos e não tem nem um outro lugar com dicas e ajudas como vocês tem! Parabéns, vocês são demais. 😀

        Gostar

  5. Anónimo diz:

    Oi, ultimamente meus twisters estão largando muito pelo. É normal isso ? é muito pelo, demais.

    Gostar

    • Olá. Depende. Se eles estiverem perdendo bastante pelo, mas o pelo que fica estiver bonito, cheio e brilhoso pode ser uma simples troca de pelo. Se o pelo está falhado e com aspecto ruim, pode ser algum problema mais sério, aí é bom procurar um veterinário.

      Gostar

  6. Victoria diz:

    Aline, tenho algumas dúvidas.
    Qual a idade mínima pra dar banho? Tenho um ratinho de 2 meses e meio que se encheu de pó e preciso dar banho nele porque ele fica espirrando por culpa disso.
    Tem um shampoo sanol neutro aqui em casa que a gente usa pra minha gata e cachorra.
    Essa é a composição: Permetrina, lauril éter sulfato de sódio e veículo
    Acha que serve?

    Gostar

    • Oi Vitória. Em circunstancias normais, eu não daria banho num rato de 2 meses… mas se ele se sujou todo e está sofrendo por causa disso não tem jeito. Eu não conheço composição de Shampoos, mas geralmente shampoo pra gato pode ser usado pra ratos.

      Gostar

  7. juliana diz:

    Oi sempre dei banho nas minhas meninas com shampoo de bebê, mas a minha veterinária me proibiu de tudo com cheiro… Ate a limpeza da gaiola e do quarto e dos paninhos é sem cheiro… Mas não achei shampoo sem cheiro aff

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s