Da maternidade à casa de repouso: uma gaiola para cada fase da vida

Voltamos com tudo! Depois de uma pausa para as férias, o Rato de Casa está de volta com posts semanais e muitas novidades pra você. Estamos sempre abertos a sugestões, dúvidas e reclamações. Fale conosco aqui, ou pela nossa fanpage no Facebook. Você pode enviar fotos dos seus ratos e gaiolas, elas farão parte do álbum do leitor na nossa página. Agora, vamos ao que interessa.

Assim como nós, os ratos precisam de diferentes tipos de acomodação ao longo da vida. Enquanto um bebê rato precisa de segurança extra na gaiola para não escapar ou se machucar, um rato idoso precisa de adaptações que levem em consideração sua mobilidade reduzida.

Maternidade

maternidade

Nos primeiros dias de vida os bebês ainda não enxergam nem ouvem, mas andam. Uma gaiola com grades muito espaçadas pode permitir que um deles fuja. Basta uma hora longe da mãe para que um bebê morra de hipotermia. Uma boa maternidade para os primeiros dias de vida pode ser feita com uma caixa organizadora grande e bem ventilada. Você pode cortar a tampa e colocar uma tela de arame. Como você deve imaginar, não é tarefa fácil para a mãe cuidar de uma ninhada que, em média, tem 12 filhotes. Por isso é importante ter uma plataforma na maternidade onde só a mãe consegue subir. Assim, ela poderá descansar um pouco quando precisar. Coloque nessa plataforma água e comida para que a mãe consiga se alimentar em paz. Você pode ler mais sobre como cuidar de uma mãe grávida e seus filhotes no post Mamãe e bebês – parte II.

Jardim de Infância

jardimdeinfancia

Gaiola telada

Por volta dos quatorze dias de vida os bebês abrem os olhos. Um novo mundo espera para ser explorado. Nessa fase é importante para o desenvolvimento que os filhotes tenham espaço pra escalar, correr uns atrás dos outros e fazer bagunça. Eles podem ser movidos (junto com a mãe) para uma gaiola maior. Geralmente essa é a fase mais difícil para o humano. Na maioria das vezes envolve se arranhar todo pra passar tela na gaiola dos filhotes que ainda passam por entre as grades. Essa gaiola já pode ser a definitiva, onde alguns deles passarão a maior parte de suas vidas. Note que ainda não desmamaram, então nem todos viverão nessa gaiola pra sempre. Machos e fêmeas ainda terão que ser separados.

Mas como eu coloco tela na gaiola? Que tipo de tela? É difícil?

hexagonal-mesh

Tela hexagonal

Esses são os dois tipos de tela que eu já usei. A hexagonal é bem barata, mas é mais difícil de colocar e corta bastante as mãos. Pra colocar, corte a tela em pedaços de dimensões adequadas para sua gaiola e use a própria tela para prender nas barras da gaiola. É preciso ter bastante cuidado para não deixar nenhuma ponta cortante para dentro. Minha dica é usar um único pedaço para envolver toda a lateral, assim você só terá uma aresta com pontas. A melhor ferramenta para cortar a tela é uma tesoura de funileiro, mas um alicate de corte também serve. Eu gosto de usar um alicate de bico para amassar as pontas da tela contra as barras da gaiola. Garanta que a tela está bem próxima das barras da gaiola, pois se os filhotes conseguirem sair da gaiola e começarem a andar entre as barras e a tela podem se machucar. Você pode usar abraçadeiras em alguns pontos para aproximar a tela das barras. Eu já tive um filhote que enfiou a cabeça em um dos hexágonos e ficou entalado, por sorte eu estava perto e pude acudi-lo. Quem fez a arte foi o Loki, e foi nesse dia que ele ganhou esse nome.

 

 

green-pvc-welded-panel

Tela quadrada

A tela verde quadrada tem buracos com 1cm de lado. Ela é muito mais fácil de colocar, mas é cara. Essa tela você pode cortar em placas do tamanho de cada lado da gaiola e prender com abraçadeiras. Preste atenção nos primeiros dias, pois os ratos podem roer as abraçadeiras e você vai precisar substituir. Você também pode usar pedaços de arame, daí não precisa ter medo de roerem.

 

Lar doce lar

Quando os filhotes não passarem mais nos vãos da gaiola, você pode tirar a tela. Nesse ponto eles certamente já terão desmamado e pelo menos os machos não estarão mais com a mãe. Faça testes com um pedaço pequeno da gaiola e só tire a tela quando tiver certeza que nenhum fofinho vai escapar e fazer um tour pela casa.

Se você tem dúvidas sobre que tipo de gaiola comprar ou como construir uma de aramado, nosso post Lar Doce Lar tem tudo que você precisa. A grande vantagem das gaiolas de aramado é que são fáceis de modificar. Você pode usar aramado da maternidade à casa de repouso, basta alterar o número de peças e a disposição.

Não sabe o que colocar dentro da gaiola? Leia nosso post Design de Interiores.

Casa de repouso

Ratos idosos ou doentes tem dificuldades em subir escadas, escalar paredes e se deslocar muito para comer ou usar o banheirinho. Assim como humanos idosos, eles precisam de adaptações. É bom que nessa fase a gaiola seja o mais horizontal possível, com todas as facilidades no térreo. Comida, água e banheiro devem estar próximos à casinha. Caso alguns dos ratos na gaiola ainda sejam jovens e fortes, mantenha mais andares. Garanta que o rato idoso tenha tudo que precisa à mão. Outras adaptações podem ser necessárias, mas isso é assunto para outro post. Faremos um post exclusivo sobre cuidados com ratos idosos.

Essa gaiola foi recentemente rearranjada para o Phobos e o Deimos.

Tenham um bom fim de semana!

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em habitat com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

9 respostas a Da maternidade à casa de repouso: uma gaiola para cada fase da vida

  1. Paulo Fellipe diz:

    Olá rato de casa, ontem decidi ter dois dumbo machos então li todas as postagem de cabo a rabo hoje, vou pegar eles em 3 semanas, mas gostaria de uma ajuda, em uma postagem de como montar uma gaiola, vocês indicavam um site que vende tela aramada, entrei no site mas nas opções tem apenas telas com 5 centímetros de espaçamento, poderiam me indicar outro site ou algo do tipo? É muito bom site, tirou todas as dúvidas que eu tinha

    Liked by 1 person

  2. Pingback: Cuidados na terceira idade | Rato de Casa

  3. Juliana diz:

    Oi! Estou adorando seus posts, planejo criar ratos no futuro, então procuro me informar o máximo possível, incluindo para o caso de eu acabar adotando filhotinhos pequenos o suficiente para passar pela tela da gaiola, qual o nome dessa tela verde quadrada? Eu tento pesquisar no Google e só encontro telas que usam para cobrir janela.

    Gostar

    • Oi Juliana! Que bom que está gostando dos nossos posts! Eu não sei se essa tela verde tem um nome específico. É uma tela de arame (ou malha) com revestimento em PVC. Eu geralmente encontro ela em lojas de ferragens ou de materiais de construção. Acredito que seja usada em jardins.

      Gostar

  4. Marjory Borges diz:

    Oi essa gaiola para ratos idosos que você colocou as fotos, consegue me passar quantas telas, conectores usados ? Uma das minhas ratinhas tem 3 anos e esta com a locomoção dificultada, então queria montar um novo alojamento, já que hoje elas vivem em um viveiro adaptado com 3 andares .

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s