Cuidados na terceira idade

Por Aline Pêgas

Como prometido, esta semana o post do Rato de Casa é sobre cuidados com ratos idosos. A primeira coisa a fazer é descobrir quando um rato está idoso. Ratos vivem em média 2 anos e meio. Vocês vão ter que me desculpar, mas como matematicista, eu vou ter que fazer uma pausa pra explicar o que significa “em média”. Se a média de um determinado dado x é M, isso significa que em metade dos casos o valor de x é menor que M e em metade dos casos é maior que M. Voltando à longevidade dos ratos, o valor que eu mencionei não é cientificamente acurado. Uma medição cuidadosa de quanto tempo vivem os ratos de estimação nunca foi feita. Segundo o AnAge (The Animal Ageing and Logevity Database), a idade máxima atingida por um rato de laboratório foi 3.8 anos. No Guinness Book of Records de 1995 temos o registro do Rodney, um rato de estimação que viveu 7 longos anos.

Vamos fazer uma pequena comparação entre a idade dos ratos e a dos humanos. Se você estiver curioso, pode ler mais a respeito no artigo “The Laboratory Rat: Relating Its Age With Human’s”, de Pallav Sengupta. Os dados das tabelas abaixo foram tirados deste artigo, que leva em consideração que ratos não se desenvolvem à mesma taxa que humanos.

Idade
do rato (anos)
Idade
Humana (anos)
6 meses (0.5) 18
12 meses (1.0) 30
18 meses (1.5) 45
24 meses (2.0) 60
30 meses (2.5) 75
36 meses (3.0) 90
42 meses (3.5) 105
45 meses (3.75) 113
48 meses (4.0) 120

Cuidados gerais

Um rato idoso não necessariamente ficará doente, mas terá dificuldades. Seu corpo e mente já não serão mais os mesmos. Vamos dar algumas dicas do que você pode fazer pra ajudá-lo.

  1. Reforme a gaiola
    Como conversamos na semana passada, é bom que nessa fase a gaiola seja o mais horizontal possível, com todas as facilidades no térreo. Você pode conferir nosso post especial sobre isso aqui.
  2. Auxilie na higiene
    Um rato idoso vai gastar menos as unhas e pode precisar de sua ajuda para cortá-las. Tome muito cuidado para não15337517_1775774586006977_8689363905341343292_n cortar a veia que passa dentro da unha. Você pode usar um cortador de unhas infantil, um alicate ou um cortador de unhas para gatos. Talvez você precise dar banhos mais frequentemente. Preste atenção na condição do pelo, principalmente na barriga. Se estiver úmido de urina, você pode dar um mini banho numa vasilha com água morna. Molhe só o que for necessário e seque bem depois. Pentear o pelo com uma escova de dentes macia vai ajudar a manter o pelo limpo e é uma forma de carinho que eles geralmente adoram. Verifique se ele tem cera no ouvido. Nessa idade é comum eles não conseguirem limpar sozinhos, você pode usar um cotonete com muito cuidado.
  3. Controle a temperatura
    Mantenha a temperatura o mais constante possível. O rato pode sentir mais frio, portanto forneça o que ele precisar para se aquecer.
  4. Verifique se está bem hidratado
    Com delicadeza, puxe a pele do rato para cima e solte. Se ela demorar para voltar, é um sinal de desidratação. Você pode fazer o mesmo teste nas costas da sua mão. Se necessário, dê água para o rato com uma seringa (sem agulha).
  5. Monitore o peso
    Perda de peso geralmente é indicativo de que algo está errado. Se seu rato perder muito peso de repente (algo como 10-20g), chame o veterinário para um checkup.
  6. Adapte a dieta
    img_20170129_090322

    Papinha feita com ração Equilíbrato

    Os rins de um rato idoso já não funcionam tão bem. A dieta deve ter menos proteína. Eu não vou entrar em detalhes de nutrição nesse post, pois teremos um post mais específico sobre isso. Também pode acontecer de o rato não conseguir mais comer alimentos sólidos. Se isso acontecer e seu rato estiver acostumado com ração, você pode hidratar a ração com água e amassar com um garfo para fazer uma papinha que ele consiga comer.

  7. Cuide dos dentes
    Ratos idosos roem menos, e com isso os dentes podem ficar muito grandes. Dentes grandes podem trazer vários problemas de saúde, além de impedirem o rato de se alimentar. Pode ser necessário cortá-los. Isso só pode ser feito por um veterinário. Ele irá anestesiar o rato e usar equipamento de dentista para cortar os dentes.
  8. Promova exercício
    É importante que ratos idosos se movimentem, mesmo que não queiram. Tire o rato da gaiola por alguns minutos todos os dias e incentive-o a andar, mas não force-o. Se ele sofre de algum tipo de paralisia, você pode movimentar as pernas e braços dele gentilmente para estimular a região.
  9. Faça um pequeno checkup todos os dias
    Quando pegar seu rato, veja se ele está movimentando bem todos os membros. Verifique se está com perda de pelos, se reclama de dor ao ser apalpado em algum lugar, se tem feridas e se tem alguma bolinha ou crescimento anormal. Caso perceba algo diferente, chame um veterinário. Um diagnóstico feito o mais cedo possível pode fazer toda a diferença.

Doenças comuns na terceira idade

Vamos a uma lista de algumas das doenças mais comuns em ratos idosos.

  1. Paralisia
  2. Acidente vascular cerebral
  3. Inflamações de útero
  4. Insuficiência renal
  5. Pododermatite ulcerativa (bumblefoot)
  6. Alopecia (perda de pelos)
  7. Tumores

Muitas dessas doenças merecem um post exclusivo, e algumas terão. Na maioria delas, além dos cuidados indicados pelo veterinário, as dicas que demos acima são de grande ajuda.

Se seu rato contrair alguma dessas doenças, ou outra, não desista dele. Ele precisa de mais amor e carinho que nunca. Se você sempre quis um rato calminho para segurar no colo e acariciar, esse é seu momento! Você pode ter passado apenas alguns anos ao lado do seu rato, mas ele dedicou uma vida inteira a você.

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em comportamento, habitat, higiene, saúde com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Cuidados na terceira idade

  1. Pingback: Eu tenho alergia a ratos. E agora? | Rato de Casa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s