Um guia sobre ratos para donos de hamsters

Roedores são animais fantásticos. No Brasil, os ratos estão apenas começando a se popularizar como animais de estimação. Os hamsters são mais conhecidos. Se você têm ratos de estimação provavelmente já ouviu a frase “Mas não é hamster?” muitas vezes. Esse é um post especial para nossos leitores que tem experiência com hamsters e pensam em ter ratos. Vamos tratar de semelhanças e diferenças. Ratos e hamsters tem muitas diferenças importantes, mas a experiência prévia com hamsters tem seu valor.

Anatomia

A diferença mais notável entre hamsters e ratos é o comprimento do rabo. Enquanto hamsters tem um rabinho minúsculo e peludo, ratos tem um longo rabo escamado. Outra diferença importante é que ratos não tem bolsa jugal, aquele saquinho dentro da bochecha do hamster que parece caber tudo e mais um pouco. Isso significa que não adianta dar estender a mão cheia de guloseimas para o rato, ele não consegue pegar tudo e levar pra casa.

Alojamento

Tipicamente, um rato tem três vezes o tamanho de um hamster sírio, mas precisa de mais do que três vezes o espaço de um hamster. Hamsters adoram cavar e se beneficiam mais de espaço horizontal e túneis. Ratos são escaladores, precisam de vários andares e espaço vertical para escalar. Confira nosso post “Lar Doce Lar” para um guia completo sobre gaiolas para ratos.

A forração e outros elementos da gaiola também são diferentes. Para hamsters, o mais comum é usar maravalha (serragem própria) como forração. Como a gaiola do rato tem vários andares, você só precisa de material absorvente nos banheirinhos. A maravalha causa alergia em muitos ratos e não é o material mais indicado. Nosso post “Ensinando seu rato a usar o banheirinho” tem uma lista de produtos indicados e um guia passo a passo de como ensinar bons modos de higiene para os ratos.

Assim como o hamster, é extremamente prejudicial que o rato ande diretamente sobre barras de metal. Entre outras consequências, isso pode levar à pododermatite. Nós colocamos várias ideias de como montar o interior da gaiola no post “Design de interiores”.

Alimentação

zoe

Zoe, nossa fofíssima.

As necessidades nutricionais de hamsters e ratos são muito diferentes. As famílias Muridae e Cricetidae, a quem pertencem respectivamente ratos e hamsters, se separaram a 17 milhões de anos¹. Hamsters e ratos vão a restaurantes diferentes. As rações e mix de sementes para hamsters, além de insuficientes, podem conter ingredientes que fazem mal aos ratos. Nós temos dois posts principais sobre alimentação de ratos: “Alimentação” e “Rações”.

 

 

Vida Social

Hamsters são animais solitários e podem lutar até a morte se forçados a dividir uma gaiola. A situação dos ratos não poderia ser mais diferente. Os ratos são animais sociais e precisam de companhia da mesma espécie para viver bem. Você pode tirar todas as suas dúvidas a respeito no post “Ratos em comunidade”. Se você tiver ratos e hamsters ao mesmo tempo, não deixe eles brincarem juntos. Os dois podem acabar seriamente feridos.

Comportamento

dsc04511

Odin

Se você é dono de um hamster a pelo menos um ano, eu apostaria que já tomou uma dentada. É assim mesmo, hamsters são um tanto mau humorados (na minha opinião, o mau humor deles uma das coisas mais fofas do mundo). Ratos não são assim, é muito raro levar uma mordida de um rato. Você pode ler mais a respeito no post “Ele me mordeu!”. Em geral, ratos se relacionam de maneira mais pessoal com seus humanos do que os hamsters. Eu diria que hamsters estão para os gatos como ratos estão para os cães. O hamster pode preferir brincar com a rodinha do que com você, e não tem nada de errado com isso, mas os ratos são diferentes. Ratos gostam de contato.

Se você pensa em ter ratos de estimação, a minha última dica é o post “O mundo segundo os ratos”. Esse é meu post favorito. Nele você vai descobrir como os ratos vêem o mundo. Que cores vêem, que sons ouvem, como se comunicam, seu paladar, sua inteligência e muito mais.

Boa semana para todos!

 


¹ Robinson M. – “Molecular phylogeny of rodents, with special emphasis on murids: evidence from nuclear gene LCAT” Mol Phylogenet Evol. 1997 Dec;8(3):423-34.

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em alimentação, comportamento, habitat com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Um guia sobre ratos para donos de hamsters

  1. rayane silva rosa diz:

    Me da seu contato para convesar no pv

    Gostar

  2. rayane silva rosa diz:

    Me da seu contato para convesar no pv

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s