O inverno está chegando

Por Luiz Henrique.

O inverno está chegando. É uma época em que devemos ter atenção a alguns detalhes para nossos pequeninos.

O Brasil é um país grande e inverno nem sempre significa frio. Em alguns lugares fica frio, em outros fica seco, em outros, úmido. Vamos falar um pouco de cada coisa.

O frio

invernoRatos têm uma temperatura corporal que fica em torno de 38°C. Ao natural, lidam até que bem com o frio, pois são espertos o suficiente para se manterem aquecidos. Porém, dentro de uma gaiola é difícil conseguir materiais alternativos para se aquecer. Somos nós os responsáveis por fornecer-lhes tudo o que precisam.

Lembre-se de que ratos são pequeninos. Por causa disso, é mais difícil de manter a temperatura corporal. Para eles, um ambiente com temperaturas de 18 a 24°C é confortável. Abaixo disso, vão começar a tremer de frio. Acima disso, vão passar calor. Se os seus ratos ficam em um ambiente em que a temperatura pode ficar abaixo dos 18°C, é bom tomar providências. Bastante material para fazerem um ninho, pode ser útil. Veja as dicas no nosso post anterior “dicas para o inverno“. Cuidado se for cobrir a gaiola deles para que a ventilação não fique prejudicada. Isso pode aumentar os níveis de amônia na gaiola, prejudicando seus pulmões.

Abaixo de 10°C há risco sério de hipotermia (problemas causados por temperatura muito baixa). Quanto mais novo o rato (e menor), mais alto é o risco de morte. Na verdade, o risco de morte é grande entre fêmeas prenhas, ratos jovens, principalmente recém-nascidos, e ratos idosos. Mesmo que não fique exposto por muito tempo, pode haver queda na sua imunidade, dando margem ao desenvolvimento de várias infecções, principalmente respiratórias. Lembre-se de que todo rato tem micoplasmose. Todo cuidado é pouco.

Clima seco

Cute Young Nager Rodent Fur Rat Close SweetEm muitos lugares, inverno significa clima seco. Ratos são bastante sensíveis a variações na umidade do ar. O ideal é que fique entre 50 e 70%. Abaixo de 40%, problemas podem aparecer. Abaixo de 30% é problema na certa. Um problema comum causado pela baixa umidade é o ressecamento da pele. A pele perde elasticidade e racha. No corpo, podem aparecer infecções e abcessos. Na cauda, a coisa pode ficar séria. Um anel de pele ressecada pode prender a circulação da cauda, fazendo com que ela gangrene. Nesse caso, é preciso amputar. É muito sofrido para o coitado do ratinho. O ar seco também afeta os pulmões. Lesões podem aparecer, facilitando o desenvolvimento de infecções. Veja dicas para manter o ambiente úmido no nosso post anterior, dicas para o inverno, que já mencionei.

Clima úmido

umidoAcontece também de termos lugares com invernos úmidos. Se a umidade ficar acima de 70%, os ratos vão sentir desconforto. Acima de 80%, vão ter problemas de saúde. A umidade alta favorece o acúmulo de amônia, que prejudica a respiração, e a proliferação de fungos. Assim, micoses de pele são comuns em ambientes de alta umidade. Novamente, recomendo a leitura do nosso post com dicas para o inverno.

Se problemas de pele aparecerem, vejam nosso post sobre isso.

Mantenham suas crianças quentinhas e protegidas. É importante para a saúde delas. Aqui em casa, nossas crianças ficam quentinhas umas com as outras. Ter um monte de ratos também ajuda no inverno. Eles ficam todos empilhados uns sobre os outros.

Mas há uma menina que merece atenção especial. Nossa Nyx vai ter bebês! Há vários cuidados especiais a serem tomados durante a gestação. Nesse período, é essencial que a mamãe fique bem quentinha. Aqui, a Nyx tem um montão de gente para cuidar dela, inclusive a tia Maya. É impressionante como a Maya, nossa fêmea alfa, começou a cuidar da Nyx e até mesmo a fazer um ninho para ela, no dia seguinte à Nyx ter cruzado. Ela está radiante com os novos sobrinhos. Acompanhe o desenvolvimento da gravidez da Nyx pelo nosso instagram.

instagram

instagram.com/ratodecasa

Anúncios
Esta entrada foi publicada em habitat, saúde com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s