Faça você mesmo: Maternidade

Por Aline Pêgas

Como alguns de vocês já sabem, logo logo teremos filhotinhos! A Nyx está grávida. Aproveitando a ocasião, o post dessa semana é um tutorial passo a passo de como fazer um berçário que seja seguro, fácil de limpar e barato.

Nos primeiros dias de vida os bebês ainda não enxergam nem ouvem, mas andam. Uma gaiola com grades muito espaçadas pode permitir que um deles fuja. Basta uma hora longe da mãe para que um bebê morra de hipotermia. Uma boa maternidade para os primeiros dias de vida pode ser feita com uma caixa organizadora grande e bem ventilada. Como você deve imaginar, não é tarefa fácil para a mãe cuidar de uma ninhada que, em média, tem 12 filhotes. Por isso é importante ter uma plataforma na maternidade onde só a mãe consegue subir (pode ser uma redinha). Assim, ela poderá descansar um pouco quando precisar.

Vamos aos materiais:

  • Caixa organizadora transparente 60L (Estou usando uma de dimensões 30,7 x 42,5 x 63,5 cm)
  • Faca que você não vá usar para outra coisa depois (nós vamos esquentar a lâmina para cortar o plástico)
  • Prego grande
  • Alicate
  • Fonte de calor: eu estou usando um mini maçarico, mas pode ser a chama do fogão. Crianças: peçam ajuda de um adulto.
  • Estilete (opcional)
  • Grade metálica ou tela com espaçamento menor que 1 cm.
  • Arame fino
  • Abraçadeiras de nylon

Passo 1: Colocar o bebedouro

Vamos fazer um furo na lateral para colocar o bebedouro. É bom que ele fique do lado de fora da caixa para não ser roído. Meça o diâmetro do bico do bebedouro para fazer um buraco justo. Se ficar folgado as crianças começam a roer em volta do buraquinho.

Faça uma marca onde deve ficar o bico do bebedouro a 7cm da base da caixa. Segure o prego com o alicate pra se proteger, esquente a ponta do prego e fure a caixa na marcação.

 

A qualquer momento você pode usar o estilete para tirar as rebarbas. Muito cuidado! Aumente o buraco que você fez com o prego até ficar justo no bico do bebedouro. Marque dois pontos 7cm acima do buraco que você fez para colocar o arame que vai sustentar o bebedouro. No meu caso, a distância entre os dois buracos de cima é de 4 cm. Se o seu bebedouro for muito diferente do meu e esse método não funcionar, fique à vontade para me mandar uma mensagem. Esquente a pontinha do arame e use ele próprio para fazer os buracos nas marcações de cima, assim ficará bem justo. Molde o arame para acomodar o seu bebedouro.

 

Passo 2: Modificar a tampa

Como eu moro em Curitiba e estamos no outono, eu só vou colocar grades para ventilação na tampa. O mesmo processo pode ser usado para colocar mais grades nas laterais se for necessário.

Desenhe na tampa o formato da grade que você vai usar. Dê uma margem de 1.5cm para que a grade fique apoiada no plástico. Esse passo também pode ser feito com tela de arame, sem problemas. Eu estou usando um pedaço de uma antiga gaiola para hamsters. Aqueça a faca e corte o plástico nas linhas que você desenhou. De novo, muito cuidado! Tire as rebarbas com o estilete.

Com o prego quente (lembre-se de segurá-lo com o alicate) faça furos ao redor da abertura para prender a grade. Use as abraçadeiras de nylon para prender a grade, cuidando para que não fiquem frestas. Corte o excesso das abraçadeiras.

Esse é o básico do que precisa ser feito. Como plataforma para a Nyx descansar eu coloquei uma redinha com altura regulável. Além disso, dentro da caixa ela tem uma casinha e um barril de madeira, vários pedaços de soft, papel toalha, papelão e um potinho de comida.

Esse é o resultado:

ekcgrci

Você pode acompanhar a gravidez da Nyx no nosso instagram.

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em faça você mesmo, habitat, Sem categoria com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s