A gravidez da Nyx

Eu gostaria que esse fosse o post de apresentação dos nossos novos bebês, mas infelizmente tenho más notícias. A Nyx teve complicações na gravidez e no dia 16 de junho fez uma cesárea para remover os bebês, que estavam mortos e subdesenvolvidos. A Nyx está bem e já se recuperou da cirurgia. Está novamente na gaiola com suas irmãs. Nesse post eu vou contar a história de como tudo aconteceu.

O Casal

Nós reproduzimos ratos apenas ocasionalmente, com o objetivo de manter nossa colônia uma família grande e feliz. Com o falecimento de alguns de nossos velhinhos, decidimos que estava na hora de uma nova ninhada. A Nyx e o Thor, casal que escolhemos para cruzar, sempre foram muito saudáveis e muito fofos. O Thor nasceu na nossa casa, filho da Sáti e do Odin. A Nyx veio da criação do Maicon Meirelles.

Primeira semana de gravidez

Logo no primeiro dia, a Maya (nossa fêmea alfa) percebeu que a Nyx estava grávida e resolveu começar a fazer um ninho pra ela. A Maya ficou muito feliz, ela adora filhotinhos. Levou todos os paninhos da casa para a Nyx. A Nyx mudou um pouco de comportamento, ficou mais carinhosa, calma e passou a se limpar mais.

Ganho de Peso

Como sempre, registramos o peso da Nyx todos os dias no mesmo horário. Usamos uma balança digital com precisão de 1g e uma bandeja de apoio para a Nyx. No gráfico abaixo você pode ver que o ganho de peso dela nos primeiros dias foi normal até o 15° dia. Apesar de ela ter ganhado pouco peso (o que poderia indicar poucos filhotes) a inclinação da curva é normal. De repente, no 16° dia, ela perdeu muito peso. Apesar de ter recuperado o crescimento anterior, a perda de peso indica um problema de percurso. Além disso, o aumento de peso deveria ser muito maior nos últimos dias.

nyx_gravidez.jpg

Últimos dias da gravidez

ekcgrci

Nyx na maternidade com a Gaia

Alguns dias antes da data prevista para o parto (12 de junho), colocamos a Nyx numa maternidade feita especialmente para ela. Ela protestou bastante e não queria ficar separada das irmãs. A Maya e a Gaia se revezaram para fazer companhia para ela nos primeiros dias na maternidade. Depois ela se acostumou. O dia chegou e nada de trabalho de parto. No 24° dia de gravidez chamamos o veterinário para ver se estava tudo certo. A gravidez de um rato, em alguns casos mais raros, pode demorar 25 dias. O Dr. André fez uma avaliação e nos disse que a Nyx estava bem e tinha movimento no útero, mas era melhor esperar mais um pouco. Caso ela não desse à luz ele faria uma cesárea.

Mais um dia se passou e a bolsa da Nyx estourou. Estávamos muito ansiosos e não tiramos os olhos dela, mas nada de filhotinhos. Chamamos o veterinário de novo. Ele administrou um hormônio para induzir o parto. Nós chegamos a ver o rabinho de um filhote, mas ele voltou pra dentro. No dia seguinte ainda nada de filhotes, era hora de fazer uma cesárea para salvar a vida da Nyx.

A cesárea

O procedimento foi tranqüilo, quase sem sangramento. Nós estávamos preparados para prestar atendimento aos filhotes, caso estivessem vivos. Infelizmente, haviam só dois filhotes no útero e eles estavam mortos e subdesenvolvidos. O Dr. André removeu o útero para que não houvesse risco de infecção, mas manteve os ovários. A Nyx se recuperou muito bem da anestesia e apesar de ter aprontado e arrancado os pontos, o Dr. André suturou de novo e agora ela está ótima.

Por quê?

E por que será que aconteceu isso? Estamos investigando junto com nosso veterinário. Quando tivermos respostas mais definitivas contaremos pra vocês. Por enquanto eu agradeço o apoio de todos os nossos leitores, em especial à Juliana Meyer.

 

Anúncios

Sobre Aline Pêgas

https://alinepegas.com.br
Esta entrada foi publicada em reprodução, saúde com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s